MPSE: evento destaca a importância do acolhimento para integração social das pessoas autistas

O Ministério Público de Sergipe, por meio da Escola Superior (ESMP) e do Centro de Apoio Operacional do Direitos Humanos, com apoio de mães e pais voluntários de autistas, realizou na segunda-feira, 24, o evento “Conhecendo o Autismo e cuidando de quem cuida”. O encontro contou com palestras e com roda de conversa com profissionais, pessoas autistas, além de familiares de pessoas autistas. No mês de abril é celebrado o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, data criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2007, com o intuito de disseminar informações e combater preconceitos relacionados ao Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Na abertura do evento, o Subprocurador-Geral de Justiça, Ernesto Anísio Azevedo Melo, representando o Procurador-Geral de Justiça, Manoel Cabral Machado Neto, destacou a importância da disseminação de conhecimento para combater os preconceitos. “A conscientização é o mais vigoroso antídoto contra a discriminação. O homem está sempre disposto a negar aquilo que não compreende. Por isso, iluminar pelo conhecimento aquilo que está sombreado pela ignorância, permite um novo amanhecer nas relações humanas, construindo através do respeito uma ponte entre os diferentes”, declarou.

O Subprocurador-Geral também destacou a importância de acolher as pessoas com transtorno do espectro autista (TEA), construindo uma sociedade mais inclusiva e acolhedora. “É dever de toda a sociedade conhecer para acolher, na sua diversidade, os indivíduos que apresentam o Transtorno do Espectro Autista (TEA). E, nessa jornada, de construção de um ambiente mais adequado e inclusivo, não se pode esquecer daqueles que se dedicam diariamente para cuidar de pessoas neuroatípicas. Finalizando, ressalto que os cuidadores são figuras importantes para o avanço no tratamento e no acolhimento social, devendo ser eles também objeto de atenção e cuidado”, ressaltou.

O evento teve início com a palestra “Entendendo o autismo na visão da saúde integrativa”, ministrada pelo Médico Especialista em Homeopatia e Fellowship em Autismo, Marcelo Bonanza. Em seguida, o Diretor do CAOp dos Direitos Humanos, Promotor de Justiça Luís Cláudio Almeida Santos, abordou questões legais sobre as pessoas autistas na palestra “Direitos de pessoas com TEA”.

Finalizando o evento, foi realizada roda de conversa mediada pela Pedagoga e Especialista em atividades psicoeducacionais de pessoas com TEA, Aline Amorim, contando a participação da Psicóloga Tainara Amorim, do Neuropsicopedagogo Diego Alexandre, da Terapeuta Marília Rezende, do autista Raphael Andrade e da mãe de autista Giselle Hollanda. A roda de conversa teve interação com o público presente, tirando dúvidas e compartilhando experiências sobre a atenção, inclusão e acolhimento das pessoas com TEA.

Fonte: 
Núcleo de Comunicação do Ministério Público de Sergipe 
Fotos: Alisson Mota



  
Sistemas & Projetos
 
 
Links
 

EVENTOS


ESMP

AV. CONSELHEIRO CARLOS ALBERTO SAMPAIO, 505 - CENTRO ADMINISTRATIVO GOV. AUGUSTO FRANCO
BAIRRO CAPUCHO, ARACAJU - SERGIPE - CEP: 49081-000 Tel:79-3209-2528