Portas Abertas – Alunos da Unit visitam o MP e conhecem o trabalho da Instituição

Divulgar o trabalho do Ministério Público de Sergipe e aproximar os estudantes e à sociedade da Instituição. Esses são alguns dos objetivos do Programa “MP de Portas Abertas”, desenvolvido pela Procuradoria-Geral de Justiça, através da Escola Superior (ESMP). Lançado em 2013, o Programa tem como público-alvo estudantes do ensino médio de escolas públicas e particulares, e alunos do ensino superior.


Nesta quarta-feira,11, o MP recebeu a visita de alunos do curso de Direito da Universidade Tiradentes dos Campus de Aracaju, Itabaiana e Estância. Eles foram recepcionados pelos promotores de Justiça Augusto César Leite de Resende, professor das turmas, e pelo promotor de Justiça Deijaniro Jonas Filho, palestrante dessa edição.


Augusto César fez uma breve apresentação do colega e falou para as turmas a importância do Órgão Ministerial na defesa dos direitos do cidadão. “Deijaniro é professor de direito penal, foi promotor de Justiça do Tribunal do Júri de Aracaju, dos Direitos Humanos e Controle Externo da Atividade Policial. Além disso, participou de grupos de combate ao crime organizado e atuou nos processos em que foram vitimados o promotor de Justiça Valdir de Freitas Dantas e o deputado estadual Joaldo Barbosa. Durante a palestra, os alunos puderam conhecer o papel da instituição e o que ela representa para a sociedade, em tempos difíceis em que a comunidade política deseja cada vez mais coibir nossas atribuições”, destacou.


Deijaniro falou sobre ações, composição, estrutura e realizações do MP. Através dessa conversa, os alunos podem compreender melhor o papel do promotor e procurador de Justiça e tirar dúvidas sobre diversos assuntos. “É significativo para a instituição abrir as suas portas para a comunidade acadêmica, para que ela possa conhecer a nossa atividade e, assim, despertar a vocação para que, no futuro, estes alunos ingressem na carreira”.


Para o estudante Danilo Lopes, a iniciativa do MP Sergipano de promover programas que falem sobre a atuação dos membros é de fundamental importância. “Esse momento de apresentar o trabalho da instituição foi muito positivo. Enquanto alunos, não temos a noção de tudo o que o MP pode fazer em defesa da sociedade. Hoje pude conhecer a estrutura e o organograma e perceber todas as possibilidades de atuação. Quando optei pelo direito, logo pensei na magistratura e na docência, mas com essa experiência ampliei a visão sobre o que poderei fazer quando concluir o curso”, frisou.


Após a palestra, os estudantes visitaram o Centro de Memória do MP “Procurador de Justiça Pedro Iroito Dória Leó”, no foyer do Auditório “Promotor de Justiça Valdir de Freitas Dantas”. Eles puderam apreciar documentos, peças históricas do cotidiano, que resgatam e preservam a trajetória ministerial, cadernos de anotações, recortes de jornais, fotos de eventos, peças de honrarias, entre outros artigos da exposição.



Núcleo de Comunicação
Ministério Público de Sergipe

E-mail: comunicacao@mpse.mp.br
Facebook: mpseoficial
Instagram: mpsergipe
Fotos: Celene Moraes



  
Sistemas & Projetos
 
 
Links
 

EVENTOS


ESMP

AV. CONSELHEIRO CARLOS ALBERTO SAMPAIO, 505 - CENTRO ADMINISTRATIVO GOV. AUGUSTO FRANCO
BAIRRO CAPUCHO, ARACAJU - SERGIPE - CEP: 49081-000 Tel:79-3209-2528